Neste artigo você entenderá o que são avaliações de desempenho e como elas são uma importante ferramenta para o setor de RH desenvolver os talentos de uma organização. Acompanhe.
Você sabe como realizar uma avaliação de desempenho? Essa é uma das principais ferramentas do setor de Recursos Humanos porque permite gerar análises amplas sobre as performances individuais e coletivas dos profissionais de uma equipe.
O que é avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelos setores de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, que tem como principal objetivo mensurar as performances dos colaboradores ou equipes de uma organização. Sua realização pode ser periódica ou ocasional.
A partir dessa análise, é possível ter um panorama completo das habilidades técnicas e comportamentais do colaborador ou colaborador em potencial. Dessa forma, é mais fácil traçar uma estratégia que permita a ele ter um caminho de desenvolvimento sólido para desempenhar a sua função.
Isso pode ocorrer através de treinamentos, promoções ou culminar em um desligamento, caso as expectativas não sejam atendidas. Assim, a avaliação de desempenho também é muito útil para identificar para os gestores como está a relação entre desempenho versus expectativa de desempenho dos seus colaboradores.
A realização de avaliações de forma recorrente auxilia na implementação de um plano estratégico de crescimento da empresa e melhoria das performances profissionais. Ela permite, então, um aprimoramento de processos visando resultados.
Quais são os principais objetivos da avaliação de desempenho?
Quais são os principais objetivos da avaliação de desempenho?
De modo geral, os objetivos mais recorrentes se relacionam à melhoria de performance, desenvolvimento contínuo e inovação. Cada um desses pontos envolve indicativos diferentes.
A empresa também pode realizar avaliação de desempenho durante os processos seletivos. Nesse caso, eles procuram atender um outro objetivo, que se relaciona à melhoria e desenvolvimento.
O mais importante nas avaliações de desempenho em processos seletivos é avaliar o quanto os candidatos se adequam às expectativas da empresa em relação ao desempenho da função. Além disso, já é um modo de catalogar quais são as principais hard e soft skills do colaborador em potencial, o que facilita sua trilha de desenvolvimento, se for contratado.
De modo geral, é comum que o gestor do processo estabeleça algumas metas. Isso porque elas ajudam a mensurar o progresso do colaborador nas avaliações. Alguns exemplos de metas são:
● Metas de desenvolvimento;
● Metas de melhorias;
● Metas de inovação;
● Metas que espelham a metodologia Smart.
É possível também cruzar as metas, como, por exemplo, usar a metodologia Smart para estabelecer os níveis de exigência desejados para o cumprimento das metas de melhoria.
Qual a importância da avaliação de performance?
A gestão de pessoas é um dos campos mais desafiadores dentro de uma organização. Afinal de contas, o sucesso ou fracasso do negócio está diretamente relacionado ao bom desempenho dos seus colaboradores.
Existem muitos fatores que podem melhorar a atuação profissional de uma pessoa, como qualificações, treinamentos de desenvolvimento humano e motivação. Assim, realizar avaliação de performance em uma organização colabora para um acompanhamento constante do seu quadro de funcionários.
Isso é essencial para todas as empresas que pretendem crescer e que acreditam no desenvolvimento de talentos e carreiras dentro da própria organização. Sem dados ou análises que possam ser comparadas, é muito mais difícil identificar, de forma assertiva, a performance e as competências dos colaboradores.
A partir desses resultados, então, o time de RH pode trabalhar de forma individualizada pontos específicos dos colaboradores ou das equipes, de modo a ampliar suas qualidades e minimizar suas fraquezas.
Conheça 5 tipos de avaliação de desempenho
Como vimos, a avaliação de desempenho tem como finalidade mensurar a performance individual e coletiva dos colaboradores de uma organização em relação a diferentes parâmetros. No entanto, não existe uma única forma de realizar esse processo. Ao contrário.
Existem diferentes tipos de avaliações que podem ser utilizadas, e é altamente recomendável que o setor de RH utilize diferentes métodos, conforme a necessidade de apuração. Veja abaixo alguns tipos recorrentes.
Autoavaliação
Esse método pode ser usado tanto em processos seletivos quanto com quadros de colaboradores. Aqui, a pessoa é convidada a listar, segundo sua própria visão, quais são suas qualidades e pontos fortes em contraponto às suas fraquezas. Então, em uma outra etapa, ele debate o resultado da autoanálise com seu líder.
Essa é uma boa ferramenta para estimular o autoconhecimento e o grau de amadurecimento dos colaboradores, visto que demanda um importante senso de autocrítica.
Avaliação de equipe
Essas avaliações devem ser realizadas ao menos uma vez por ano nas organizações porque oferecem uma visão equilibrada sobre o alinhamento do grupo em prol dos objetivos da empresa.
Elas também oferecem valiosos insights para a troca de experiências e conhecimentos entre os times de gestão e os colaboradores, de modo a atingir os objetivos traçados. É uma ferramenta que se baseia em comunicação e relacionamento.
Avaliação 180°
Nesse método o desempenho individual do colaborador é avaliado de forma direta pelo seu gestor mais próximo, que deve acompanhá-lo no desenvolvimento das suas funções. Um dos principais benefícios dessa ferramenta é a padronização dos critérios, visto que permite que todos sejam avaliados com base nos mesmos tópicos.
Avaliação 360°
Bastante recorrente em grandes organizações, é uma ferramenta onde o colaborador é avaliado por si próprio, assim como por seus pares e superiores. Ela deve integrar todos os profissionais da empresa, de modo que possam ser avaliados e avaliadores.
O resultado dessa avaliação gera uma análise complexa que identifica muitas variáveis e indicadores. Assim, é possível construir um relatório final diverso e preciso sobre as perspectivas de todos em relação aos objetivos e metas da empresa.
Para que essa ferramenta funcione bem, no entanto, é fundamental a garantia de anonimato a todos os avaliadores e um certo grau de maturidade e comprometimento. Dessa forma, se garante que as avaliações sejam justas, sinceras e honestas.
Avaliações por competência
Mais uma ferramenta que pode ser usada desde os processos seletivos. Ela é importante para identificar quais são as competências mais indicadas para o desempenho de cada função.
De modo geral, as competências são divididas em dois grandes grupos, sendo um de características comportamentais e outro de características técnicas. É bastante interessante utilizá-la em processos seletivos de atração de talentos porque ajuda o gestor a identificar quais candidatos estão mais aptos a desempenhar os cargos em aberto.
Antes da realização de qualquer análise de desempenho, é fundamental que o time de RH planeje com antecedência a aplicação do processo. Então, é possível fazer a execução e possíveis ajustes com tempo hábil, sem que isso prejudique o tempo de análise dos resultados.
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