Você sabe o que é uma avaliação de desempenho? Já pensou em realizar uma em sua organização e não sabia por onde começar? Nesse artigo nós vamos explicar o que é esse tipo de avaliação, como realizá-la e quais são seus benefícios para a empresa.
O que é a avaliação de desempenho?
É uma ferramenta da área de gestão de recursos humanos que permite realizar uma avaliação individual ou coletiva de colaboradores dentro de uma organização.
Assim, ela ajuda a mensurar resultados de performance, analisar a produtividade e alinhar expectativas. Além disso, ela ainda pode colaborar com outros fatores decisivos para o sucesso da empresa.
Essa mensuração de performance do colaborador deve ser realizada com base em um período determinado de tempo. Dessa forma, é possível traçar paralelos e posteriormente, fazer comparativos entre os resultados.
Nesse contexto, o alinhamento de expectativas é importante porque ele deve ter como premissa perspectivas reais em relação às responsabilidades da função, dos objetivos a serem alcançados e do potencial dos colaboradores.
Ao mesmo tempo, é fundamental que essas expectativas também levem em consideração o próprio perfil profissional da organização e as suas características culturais.
Ainda que apresente informações relevantes que podem ajudar a entender ações e desempenhos passados, é muito importante que a avaliação se oriente para o futuro.
Então, o mais importante é que ela consiga promover o desenvolvimento de talentos em prol de atingir melhorias. Ao aprimorar a qualidade do trabalho e a produtividade, é mais fácil ampliar a qualidade do ambiente profissional, de modo a obter mais sucesso empresarial.
Quais são os principais objetivos da avaliação de desempenho?
Quais são os principais objetivos da avaliação de desempenho?
Definitivamente, o principal objetivo é mensurar os resultados profissionais de um colaborador específico ou de uma equipe dentro de uma organização.
O time de RH deve avaliar a execução de tarefas e os resultados atingidos, de acordo com as expectativas da organização. Pode-se também avaliar se as metas estipuladas no planejamento estratégico foram cumpridas ou não.
Isso ajuda a ter uma visão mais ampla sobre a atuação da empresa, de modo a observar se ela está conseguindo atingir seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Se o principal objetivo é a análise de performance, há outros objetivos secundários que podem integrar a avaliação de desempenho. Elas são uma ótima ferramenta para traçar um perfil comportamental de cada colaborador, de modo a colaborar com seu desenvolvimento.
Ela permite, então, observar quais são os pontos fortes e fracos de cada colaborador ou equipe e gerar oportunidades de treinamentos e feedbacks, de modo a melhorar o desempenho individual.
Realizar avaliações de desempenho de modo frequente é um ponto de partida para documentar o histórico de performance de todos os profissionais da empresa, o que facilita a definição de plano de carreira e promoções. Além disso, a ferramenta previne a alta rotatividade de colaboradores.
Como funciona uma avaliação de desempenho?
Existem muitos meios diferentes de como implementar uma avaliação de desempenho. Contudo, há algumas etapas principais que norteiam seu funcionamento.
A primeira etapa deve ocorrer no cotidiano, através da execução das tarefas diárias e do comportamento profissional do colaborador. É importante que o time de RH esteja atento ao relacionamento dele com a equipe, observe seu comprometimento e a qualidade de suas entregas.
Durante essa observação, os gestores podem dar feedbacks ao colaborador sobre o seu progresso, identificar melhorias e esclarecer possíveis dúvidas.
A segunda etapa é importante para a identificação dos gargalos. A observação de possíveis problemas e pontos de melhorias facilita o entendimento de como aumentar o desempenho desse colaborador.
A terceira etapa é a aplicação da avaliação de desempenho de fato. O ideal é que ela aconteça de forma periódica e que sua realização integre o calendário oficial de eventos internos da empresa.
É ideal que todo o processo seja realizado através de diálogos e conversas motivacionais, de modo que o colaborador não se sinta desanimado ou inseguro ao longo do processo.
Isso porque uma postura autoritária por parte dos líderes e gestores de RH geralmente é contraproducente para a melhoria individual do colaborador. O tom da conversa deve ser objetivo e honesto e não agressivo.
Quais são os benefícios da avaliação de desempenho?
Os mais óbvios são a melhoria dos resultados individuais e coletivos da empresa, assim como o aumento dos índices de satisfação. No entanto, ainda há outros benefícios que a avaliação de desempenho pode produzir.
Conhecimento
Proporcionar mais conhecimento é um deles. É muito importante para o crescimento pessoal e profissional receber feedbacks constantes, saber quais são seus pontos fortes e fracos, trabalhar os pontos de melhoria.
Isso é benéfico tanto para o colaborador, que pode se tornar um profissional mais capacitado e produtivo, quanto para a organização, que conhece melhor seus talentos e potencialidades.
Fundamentar decisões
Os dados obtidos por meio de avaliações de desempenho periódicas são importantes para fundamentar decisões que orientam o planejamento estratégico da empresa. Como, por exemplo, as promoções de colaboradores, realocações ou substituições.
Trazer mais rigor técnico para validar essa tomada de decisões é uma maneira sólida de buscar critérios mais objetivos, de modo a evitar decisões que podem se basear em impressões subjetivas ou duvidosas.
Fundamentar o desenvolvimento de talentos
Os dados obtidos pelas avaliações de desempenho são excelentes insumos para a criação e execução de programas de desenvolvimento de talentos. Eles podem ocorrer através de treinamentos coletivos ou individuais, como consultorias de coaching.
Isso é especialmente importante em organizações que prezam a construção de carreiras dentro da empresa, com oportunidades de crescimento. Assim, os resultados das avaliações permitem que a organização possa direcionar melhor seus recursos em prol de promover os talentos que mais se adequam à cultura da empresa.
Facilita a atuação estratégica do RH
Realizar avaliações de forma periódica também facilita muito a própria atuação do time de RH. Ao fornecer dados importantes sobre cada colaborador, a gestão de pessoas consegue traçar planos de trabalho individuais e coletivos.
Assim, a avaliação de desempenho ajuda a direcionar os esforços para a melhoria da performance profissional e da obtenção de mais qualidade de vida no trabalho.
Conheça o trabalho da Funill
Conheça o trabalho da Funill
Se a sua empresa deseja implementar uma cultura de avaliação de desempenho com os seus colaboradores, mas você não sabe por onde começar, entre em contato com a Funill! Realize uma consultoria para entender como iniciar esse processo e colaborar com o desenvolvimento do seu time de talentos. Atuamos em toda a região de Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia. Acesse nosso site e conheça!
Categorias
- Funill - Recursos Humanos
- Serviços - Recrutamento Operacional
- Serviços - Recrutamento Comercial
- Serviços - Consultoria em Recursos Humanos
- Serviços - Automação de Recursos Humanos
- Serviços - Avaliação de Desempenho
- Serviços - Avaliação Psicológica
- Serviços - Mapeamento de Perfil Comportamental
- Serviços - Pesquisa de Clima Organizacional
- Franquia de RH
- Programa de Acompanhamento - Together
- Programa de Afiliados
- Programa de Fidelidade
Tags
Sobre a Funill
A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.
A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.
Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.