Saiba algumas práticas essenciais para garantir um recrutamento de pessoal voltado para o encontro de talentos profissionais, incluindo dicas para avaliar as habilidades do profissional.
O recrutamento operacional é uma parte muito importante quando o assunto é gestão de recursos humanos. Saber as melhores práticas no recrutamento de pessoal significa garantir que a empresa contrate profissionais que se enquadrem para o seu perfil e garanta o crescimento em conjunto da empresa e do trabalhador.
Neste post, veremos as melhores práticas no recrutamento operacional, com algumas dicas de práticas que não podem faltar no processo seletivo. Pronto para saber como encontrar o profissional perfeito para a sua empresa? Então, siga a sua leitura e confira!
A importância de boas práticas no recrutamento operacional
Saber quem contratar é uma grande dúvida das empresas atualmente. Cada organização conta com foco e modelo de trabalho específico, que exige a contratação do profissional adequado para o sucesso empresarial e um bom ambiente de trabalho.
Neste sentido, o recrutamento operacional é um fator muito importante para o crescimento e desenvolvimento da empresa. Nele, os responsáveis pelo recrutamento e seleção devem avaliar o perfil de cada profissional, considerando as necessidades da empresa em específico. Por isso é um dos papéis mais importantes exercidos pelos agentes de RH.
O recrutamento de pessoal feito com boas práticas garante sucesso e efetividade na escolha dos talentos operacionais. Como principais vantagens, há a redução dos gastos no processo seletivo operacional e a escolha certa do melhor perfil profissional para a vaga e para a empresa. Assim, não há gastos de tempo e recursos com a contratação de um profissional que não se adeque à vaga ou aos objetos da empresa.
Algumas práticas ajudam em um processo seletivo operacional eficiente. Essas dicas vão ajudar a montar uma equipe de sucesso e garantir não só o crescimento da empresa, mas também a satisfação do profissional. Confira!
Estratégias para garantir um ótimo recrutamento de pessoal: descrição ideal da vaga
Existem diversas técnicas para garantir a excelência nos processos seletivos operacionais. Para isso, o primeiro passo é descrever a vaga e os requisitos necessários, de forma clara e objetiva e com foco em atingir o maior número de pessoas qualificadas possível.
Neste sentido, o RH deve considerar se o recrutamento será interno, externo ou misto. No processo seletivo interno, a procura do profissional ideal será feita dentro da própria empresa. Ou seja, é uma evolução da carreira dos trabalhadores que já fazem parte da organização e já estão adaptados ao sistema e política empresarial.
No recrutamento externo, a busca pelo candidato ideal ocorre no mercado de trabalho, de forma mais ativa e abrangente. Neste caso, a divulgação da vaga deve atingir o maior número de profissionais possível, dentro dos requisitos de trabalho.
Por sua vez, o recrutamento misto é a mistura das duas formas, onde trabalhadores da empresa podem se candidatar às vagas, assim como profissionais externos.
Portanto, a descrição da vaga e do perfil de profissional desejado é de suma importância para otimizar o recrutamento operacional. Nesta fase é importante detalhar as funções que o trabalhador vai desempenhar, a localidade, o objetivo almejado pela empresa e os requisitos exigidos para o preenchimento da vaga. Quanto mais detalhes, melhor!
Defina qual o melhor meio de divulgação
O meio de divulgação também é essencial para garantir um bom recrutamento de pessoal. Isso porque, vagas internas e externas exigem meios de divulgação diferentes, para obter o melhor resultado e abranger a maior quantidade de trabalhadores capacitados.
Além de considerar se o recrutamento é interno, externo ou misto, para considerar qual o melhor meio de divulgação da vaga, também é preciso observar o perfil da vaga e do cargo disponível. Isso porque, por exemplo, há cargos em que a divulgação através de cartazes afixados em locais estratégicos será mais eficiente do que a divulgação através de e-mails institucionais.
Já no recrutamento externo, é importante avaliar também a extensão da vaga, se é local, regional, nacional ou serviço remoto. Para isso, o agente de RH pode considerar utilizar redes sociais, sites de emprego, indicação, dentre outros. Afinal, quanto maior a concorrência, maiores as chances de encontrar o profissional ideal para a vaga. Todos os fatores devem ser avaliados pelo agente de RH!
Faça o planejamento das etapas do processo seletivo operacional
Para otimizar o recrutamento de pessoal e o processo de seleção, o agente de RH deve planejar as etapas do recrutamento, após avaliar fatores como as exigências da empresa, a descrição da vaga, a modalidade do recrutamento e a forma de trabalho.
Por exemplo, o recrutamento interno dispensa a análise detalhada de currículo e experiências do profissional. Portanto, essa fase apenas iria acarretar mais gasto de tempo e recursos, que podem ser evitados com o planejamento das etapas do processo seletivo.
Além disso, é importante avaliar qual o melhor método de avaliação para cada vaga. Isso porque, para cargos que exigem maior comunicação, dinâmicas são meios mais interessantes de avaliação. Já para cargos técnicos, entrevistas e testes podem ser a melhor opção.
Mantenha uma boa comunicação
A comunicação é essencial para garantir a satisfação e a confiança do profissional durante o processo seletivo. É sempre importante abrir canais para dúvidas durante todo o processo de recrutamento, fornecer as informações essenciais e deixar claro os requisitos exigidos.
Além disso, notificar os trabalhadores sobre o resultado do processo demonstra a seriedade da empresa de recrutamento e garante mais transparência. Afinal, o profissional possui expectativa e aguarda um feedback.
Resumindo
Seguir as medidas trazidas neste post permitirá que você tenha mais sucesso no recrutamento operacional, reduza os gastos e encontre o perfil ideal. Lembre-se que o processo de seleção é um dos pilares da empresa, pois é nele que será avaliado o melhor perfil profissional para os objetivos empresariais.
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