Está defasado com a contratação de mão e obra para sua empresa, não tem profissional específico para um bom recrutamento e nem critérios para recrutar e contratar bons profissionais?
A solução é contratar uma consultoria em RH que poderá fazer um bom recrutamento, pois os colaboradores funcionais são tão ou mais importantes que outros do quadro funcional de seus negócios.
Se preferir, pode fazer o Recrutamento Operacional você mesmo, desde que se empenhe em desenvolver bem as etapas necessárias para obter um processo capaz de fazer frente às necessidades de sua corporação.
Vem conosco para entender o que é preciso para que um Recrutamento Operacional aconteça de forma recomendável, evitando danos para sua empresa.
Como fazer um bom Recrutamento Operacional?
Para que consiga entregar bons resultados, toda empresa precisa de um bom Recrutamento Operacional para ocupar os cargos operacionais da empresa, sejam eles cargos da área de estoque de produtos, vendas e logística, dentre outros.
Embora não sejam vagas muito atraentes do ponto de vista financeiro, a otimização do Recrutamento Operacional impacta diretamente no sucesso da corporação. Afinal, são esses profissionais que que interagem com serviços ou produtos até chegar ao cliente.
Cuidados específicos no recrutamento de mão de obra operacional muitas vezes são desprezados em detrimento de maior atenção dos recrutadores aos cargos estratégicos. Aí você fica com um time onde muita gente sabe mandar, mas bem poucos sabem realmente jogar, prejudicando a empresa como um todo.
Entretanto, tem como você melhorar essa situação, ficando mais atento e seguindo à risca algumas etapas necessárias para um bom Recrutamento Operacional.
Confira abaixo:
Dez etapas para obter um bom recrutamento operacional
1 – Utilize toda tecnologia possível
Por meio de softwares é possível otimizar o processo seletivo também para vagas operacionais, empregando-os para:
- Divulgação das vagas
- Recebimento dos currículos
- Agendamento de entrevistas
- Envio de chamamentos durante processo seletivo
- Dar feedback do processo final
2 – Divulgue as vagas em mídias sociais
Além de jornal, TV, rádio, sites e blogs, é importante divulgar as vagas nas mídias sociais que se fazem presentes, cada vez mais, na vida das pessoas, obtendo assim um alcance de 360º.
3 – Valorize a equipe ao divulgar a vaga
Ao fazer o anúncio da vaga é muito importante valorizar qualificação e resultados da equipe. Essa atitude desperta no candidato maior desejo de ingressar na organização.
4 – Destaque os benefícios oferecidos pela empresa
Os benefícios oferecidos por uma organização são atrativos que devem sempre ser destacados nos anúncios, folhetos e cartilhas, pois aumenta no candidato o desejo de fazer parte da corporação.
5 – Indique as habilidades necessárias para o cargo
Definir quais são as habilidades que o candidato deve ter para ocupar a vaga é essencial para que o trabalho em questão seja bem desempenhado. Se o novo colaborador possuir as habilidades pontuadas para o cargo, você poderá tê-lo mais tempo na empresa, diminuindo o “turnover”.
6 – Deixe claro o perfil desejado
Os principais requisitos para as vagas devem ser expostos para que não haja equívoco quanto ao perfil do candidato, poupando recursos e tempo do contratante, dentre eles:
- Atribuições da vaga a ser preenchida
- Formação profissional e acadêmica
- Experiências profissionais
- Comportamento desejado
- Salário oferecido
- Outros benefícios
7 – Agende entrevista individual
Uma entrevista individual e pessoal é essencial para determinar e selecionar candidatos com perfil mais adequado aos valores e objetivos de uma corporação. A entrevista deve ser rica em detalhes profissionais para deixar bem claro se ele atende às perspectivas de sua empresa.
8 – Realize dinâmicas e\ou testes com os candidatos selecionados
Após a entrevista individual, selecione e convide para uma dinâmica e\ou teste os candidatos selecionados. Dinâmicas e testes inteligentes e bem desenvolvidas permitem conhecer a personalidade do candidato, energia que dispensa à ação, comportamento diante de diversos tipos de situações, dentre outros detalhes.
9 – Recepção e integração
Após selecionar o novo colaborador, faça um tour com ele pela empresa, para despertar o sentido de orgulho e pertencimento, apresentando-o à equipe da qual fará parte. Aproveite para revelar à equipe um de seus potenciais, bem como destacar os principais talentos da equipe. Assim todos ficarão mais motivado a mostrar serviço.
10 – Feedback aos dispensados
Após a seleção, dê um feedback por e-mail ou telefone a todos os candidatos que participaram da dinâmica, deixando claro que desta vez ele não foi selecionado, mas poderá ser em outra ocasião, até mesmo para outra vaga. Assim manterá aceso o desejo do profissional de pertencer à organização, o que pode ser positivo em outra oportunidade
Conclusão
Conclusão
Após todas as dicas acima, pergunte-se se é capaz de fazer tudo isso sozinho, ou se tem uma equipe apta a percorrer todo o processo sem titubear.
Se a resposta for sim, concentre-se em passar por todos os processos abordados nas dicas acima e, mãos à obras!
Se a resposto for não, está na hora de contratar uma Consultoria em Recursos Humanos, que tem funcionários especializados para ajudar o RH de sua empresa a faze um bom Recrutamento Operacional, o que você pode fazer clicando AQUI.
Compartilhe este post e outros de nosso blog com os líderes de sua empresa e estará ajudando sua corporação a formar um time de primeira linha que impactará seus negócios!
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