Se a equipe comercial de sua empresa está desmotivada, as vendas estão estagnadas e o time não se esforça para melhorar, lembre-se que há solução para tudo. Basta acreditar e procurar uma consultoria, que tudo voltará a tomar o rumo certo!
A consultoria de RH costuma solucionar este tipo de problema quando atua na área de vendas, executando um trabalho conjunto com a diretoria comercial. Ela ajuda a inovar projetos e ações que podem trazer resultados incríveis.
Para começar, um especialista em RH pode ajuda-lo a traçar o perfil ideal do vendedor que sua corporação requer, as habilidades que necessita, grau de comprometimento no trabalho, perfil comportamental, dentre outras características desejáveis.
Paralelamente, vai ajudá-lo, também, a fazer uma descrição correta dos cargos existentes, bem como apontar e descrever algum outro cargo que não existe, mas é necessário para completar o time.
Acompanhe aqui as principais ações desenvolvidas pelo RH para motivar uma equipe de vendas:
- Incentivo ao diálogo – A comunicação interna é a principal chave para abrir a caixinha de diálogo entre a equipe de vendas com as demais equipes da empresa e também entre seus integrantes. É por meio da comunicação que a gestão da organização deixa seus colaboradores antenados em tudo que acontece dentro da empresa, despertando neles o sentido de pertencimento e vontade de colaborar com estratégias e informações relevantes. Se o RH tem um pé no comercial, vira um excelente canal de comunicação entre os funcionários e a gestão, conhece melhor o perfil e situação dos trabalhadores, aproveitando melhor suas habilidades em novos planos de crescimento.
- Otimização do planejamento orçamentário - O orçamento de uma empresa e o RH estão inevitavelmente ligados em todo planejamento estratégico de uma corporação, pois os funcionários são a parte mais valiosa do capital de uma empresa. São eles que ficam com a maior fatia dos gastos internos, e esses gastos incluem contratações, demissões, treinamentos, férias, investimentos e outros itens. É muito importante para a prosperidade da empresa que o RH mantenha os colaboradores por dentro de todos esses números.
- Avaliação e treinamento dos colaboradores – A presença do RH no cotidiano de uma equipe comercial permite que ele avalie as habilidades dos colaboradores, seus pontos fortes e fracos. Esse tipo de reconhecimento impulsiona a implantação de novos métodos que possam auxiliar os funcionários em seu desenvolvimento. Muitas vezes os líderes da equipe reconhecem. mas não sabem como utilizar as habilidades de seus integrantes ou detectar que tipo de estratégia é preciso empregar para acelerar o desenvolvimento de alguns deles.
- Reconhecimento, retenção e recrutamento de talentos – Essa é uma dica muito valiosa que nem todas empresas descobrem sozinhas, mas cada vez mais as estratégias voltadas aos talentos de uma empresa se fazem presentes em organizações com perfil de sucesso. Isso porque a forma com que os talentos lidam com o trabalho em si, influenciam o grupo todo, pois os talentos costumam buscar o desenvolvimento pessoal, o crescimento da empresa e qualidade de vida para todos, o que encanta os clientes e gera um impacto positivo nas vendas.
- Comemorar o sucesso com os colaboradores – Se a sua empresa está chegando às metas desejadas, não espere bater todas elas, porque parte do caminho já foi andado, e essa conquista já é um sucesso! E todo sucesso deve-se em grande parte aos seus colaboradores. Por isso, dê a eles esse importante feedback, comemore com eles. Mas comemore mesmo, em qualquer dia, em qualquer lugar que achar mais prazeroso. Não espere bater todas as metas desejadas para expressar o seu contentamento com o desempenho deles. Comemorar um passo bem dado só os faz sentir seus esforços reconhecidos, quando passar a caminhar mais rápido até a meta final.
- Incentive os feedbacks– Os feedbacks aos líderes e diretorias de uma empresa, bem como entre os integrantes do próprio time, são informações importantes e necessárias. Assim como você deve aprimorar-se em dar-lhes o seu parecer, é importante acostumar seus colaboradores a dar seus feedbacks sobre qualquer tema, pois assim eles se sentirão que têm na gestão um lugar onde podem procurar apoio e orientação, bem como manifestar suas opiniões e sugestões de algo que acham que podem melhorar.
- Recompensa de comportamentos antes dos resultados – Bom trabalho, organização e acompanhamento de leads encantam os clientes, e esse encantamento merece recompensa. Não espere os levantamentos de fim de ano ou semestre para premiar os destaques: dê os prêmios ocasionalmente, sempre que houver oportunidade. Verá que os encantamentos se multiplicarão, disparando as vendas.
Conclusão
Se o RH de sua empresa não anda junto com a equipe de vendas, você desconhece o potencial de seus colaboradores e perde muito com isso!
E se é assim, não perca mais tempo. Acesse AQUI e contrate já um consultor em Recursos Humanos para acelerar o crescimento de sua empresa.
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