Atendimento

Desafios na Criação de Vagas Inclusivas: Superando Obstáculos e Promovendo a Inclusão

19/04/2024 11:47 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra os desafios e estratégias para criar vagas inclusivas e promover uma cultura de respeito e diversidade no ambiente de trabalho.

A group of people standing around a table with a laptop
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Todos já sabem as inúmeras vantagens de promover a inclusão e a diversidade no mercado de trabalho. Quanto mais diversificado é o quadro de colaboradores da empresa, maiores são as chances de se destacar no mercado pela criatividade, inovação e tomadas de decisões eficientes. Isso sem contar na melhora da imagem como marca empregadora e na aproximação com novos clientes e fornecedores, que se sentem mais representados. 

E estas são apenas alguns dos vários benefícios que a empresa pode desfrutar quando diversifica os seus colaboradores e faz contratações, independente de fatores como raça, crença, etnia ou deficiências. Afinal, são estas características particulares de cada um, que fortalecem e enriquecem a troca de experiências e ideias. 

Mas promover uma cultura inclusiva pode não ser tão fácil quanto parece. É preciso adotar práticas eficientes, considerando as necessidades não só da empresa, mas também do local onde ela está inserida. Até porque, a inclusão envolve toda a sociedade. 

Por isso, neste post, você vai conferir os desafios enfrentados pelas empresas para criar vagas inclusivas e oferecer oportunidades equitativas para todos os candidatos e algumas estratégias para superar estes obstáculos. Preparado? Então siga a leitura e confira!

Desafios na criação de vagas inclusivas

Mesmo que a empresa esteja preocupada com a promoção da diversidade e inclusão no mercado de trabalho, ela precisa superar alguns obstáculos e desafios na criação de vagas. Infelizmente, um dos principais desafios ainda é o preconceito enraizado, disfarçado em piadas, brincadeiras, dificuldade de aceitação ou de crescimento na organização. 


Além disso, há o recrutamento enviesado, onde os recrutadores observam os profissionais apenas com um perfil específico, sem considerar as habilidades e competências daqueles com características diversas. 


Além de rever as exigências das vagas e a forma em que é realizado o processo de seleção, é muito importante adequar as políticas de contratação e observar de perto os viés e procedimentos adotados pelos recrutadores durante todo o processo seletivo, desde a oferta da vaga até a contratação. 


Por isso, a promoção da diversidade não envolve apenas a criação de vagas inclusivas. É preciso que as empresas atuem positivamente para evitar os preconceitos institucionais e promover uma igualdade efetiva dentro da organização, com oportunidade de crescimento, promoção de uma cultura baseada no respeito e harmonia, conscientização dos colaboradores e, até, criação de redes de apoio. 


Só assim vamos ter, não só a diversidade no trabalho, mas também uma sociedade mais justa e igualitária. Até porque, muito além de desfrutar dos inúmeros benefícios de uma contratação diversificada, as empresas têm um papel muito importante na promoção da justiça social e criação de oportunidades. 

Como superar os desafios da vaga inclusiva

Para promover ambientes de trabalho mais diversificados, é preciso adotar práticas eficientes na superação de obstáculos. Estas estratégias ajudam a promover uma cultura inclusiva não só dentro da organização, mas em toda a sociedade, fazendo com que todos se sintam iguais e com as mesmas oportunidades. Confira a seguir, algumas práticas que vão ajudar na criação das vagas e na promoção de uma cultura inclusiva

Aumentar o alcance da oferta das vagas

O primeiro passo na criação de vagas inclusivas é observar as necessidades da empresa e quais os setores precisam de novos profissionais. Mas, para encontrar candidatos diversos, é preciso adotar meios para fazer com que as vagas sejam conhecidas pelo maior número de pessoas possível. 


Por isso, para divulgar as vagas inclusivas, a empresa pode usar redes sociais ou até realizar parcerias com entidades que promovem a inclusão. São muitas opções quando se quer, de fato, fazer a diferença. 

Conscientizar os colaboradores

A conscientização é uma das formas mais importantes na criação de uma cultura inclusiva. Infelizmente, ainda existe muito preconceito enraizado na sociedade, seja com pessoas com deficiência, ou apenas por terem uma raça, etnia, religião ou cor diferente. Por isso, a empresa tem o dever de realizar práticas de conscientização dos colaboradores, não só para melhorar a cultura organizacional, mas também para promover uma sociedade mais justa. 


Palestras, workshops, reuniões em grupo para troca de experiências, atividades em equipe ao ar livre e até acompanhamento psicológico, são algumas práticas que as empresas podem adotar para reduzir o preconceito enraizado e conscientizar os colaboradores que todos somos iguais, independente das características ou experiências que já vivemos. 

Um grupo de pessoas em uma sala com cadeira de rodas
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Liderança inclusiva

A liderança inclusiva tem um papel fundamental na superação de obstáculos na promoção de um ambiente de trabalho diversificado. De um lado, a liderança inclusive promove oportunidade de crescimento para todos. De outro lado, os demais colaboradores vão verificar a importância da diversidade, diminuindo a resistência às mudanças e promovendo um ambiente com mais respeito, inovação, criatividade e troca de experiências. 

Adequar o ambiente

Este pode ser um dos obstáculos mais difíceis, principalmente para pequenas empresas. Adequar a estrutura física do ambiente é fundamental na superação de obstáculos. Apesar de demandar custos iniciais, a empresa vai desfrutar dos benefícios a longo prazo, não só por ter melhores resultados e lucros em razão da criatividade e inovação de um quadro de colaboradores diverso, mas também por ficar de acordo com as normas de inclusão e acessibilidade. E estas mudanças geram um impacto muito grande na inclusão, pois os profissionais vão se sentir mais valorizados e respeitados pela empresa. 

Um homem em uma cadeira de rodas conversando com outro homem
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Supere os obstáculos com a Funill

Com anos de experiência em recrutamento e seleção, a Funill Recursos Humanos é uma recrutadora que vem chamando a atenção em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia. Suas práticas promovem a inclusão no ambiente de trabalho, com estratégias eficientes que vão desde a criação e oferta de vagas, até a criação de uma cultura organizacional positiva e inclusiva. Confira as práticas da Funill e garanta que a sua empresa seja destaque em inclusão, criatividade e inovação e saia na frente na diversidade no mercado de trabalho. 

Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.