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Desvendando Desafios na Avaliação de Desempenho: Estratégias para Melhoria Contínua

11/03/2024 11:06 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra estratégias eficientes para um gerenciamento de desempenho de sucesso com a Funill. Confira!

Uma pessoa segurando uma caneta e escrevendo em um tablet
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Não é apenas as empresas que precisam de evolução constante e ótimo desempenho, para desenvolver bons resultados e se destacar no mercado. Os colaboradores também precisam de melhoria contínua, para se adaptarem às mudanças do mercado e se destacarem como talentos profissionais. 

Por sua vez, a análise da melhoria contínua tanto das empresas e time como dos colaboradores individuais é feita através de gerenciamento de desempenho, com análise dos resultados e identificação dos pontos de melhoria de cada um. 

Mas, esse gerenciamento de desempenho precisa ser feito com prática e métodos eficientes para que gerem os resultados tão esperados por todos os membros da organização. Por isso, nós da Funill preparamos esse conteúdo com algumas práticas e estratégias eficientes para você desenvolver na sua organização e descobrir como realizar uma gestão de desempenho com resultados certeiros. Confira!

O que é gerenciamento de desempenho e porque ele é tão importante para a evolução da organização e dos colaboradores

O gerenciamento de desempenho deve ser aplicado na empresa como um todo, time e em cada colaborador individual, se querem evoluir, desenvolver habilidades e ter melhoria nos resultados. Ou seja, ela é fundamental para o crescimento individual do profissional e para o sucesso de uma organização, contribuindo para que todos alcancem os seus objetivos e metas, individuais e coletivos. 


É através da avaliação de desempenho que a empresa, o time e o colaborador realizam uma análise de sua atuação e resultados e observam os pontos de melhoria. Para isso, é essencial que haja um planejamento de metas e objetivos bem definidos, que vão servir de paradigma para a análise de resultados e desempenho. 


Além da definição clara de metas e objetivos, é fundamental que o departamento de RH e os gestores realizem algumas estratégias básicas e eficientes para obter resultados otimizados no gerenciamento de desempenho. Confira, a seguir, as principais práticas. 

Avaliações regulares, programadas e imprevisíveis

Você já viu que o primeiro passo para um gerenciamento de desempenho eficiente é estabelecer metas e objetivos claros, que vão servir como paradigmas dos resultados obtidos por meio das avaliações de desempenho. Afinal, sem uma meta definida é impossível avaliar se as práticas exercidas pela organização e por seus colaboradores estão no caminho certo. 


Mas além da definição de metas e objetivos, é essencial realizar avaliações regulares para medir o desempenho dos colaboradores e times, além de avaliar se a organização como um todo está alcançando os resultados pré-determinados. 


Por sua vez, essas avaliações regulares devem ser realizadas alternando entre pré-programadas e imprevisíveis, sem data pré-agendada. Esses métodos contribuem para garantir mais eficiência nos resultados das avaliações de desempenho, além de garantir resultados mais corretos e sem riscos de fraudes decorrentes do pré-conhecimento de quando serão realizados. 

Feedback construtivo contínuo e comunicação aberta

É claro que o feedback construtivo não poderia ficar de fora do gerenciamento de desempenho. É através do feedback que o colaborador tem ciência de seu desempenho dentro da organização e de quais os pontos que precisam de melhoria a curto, médio e longo prazo. 


É muito importante que o feedback construtivo venha acompanhado de orientações e  planos de ação para o crescimento e desenvolvimento do profissional, além de uma comunicação aberta, objetiva e transparente, onde o colaborador também possa expor seus argumentos em relação à organização. 

Um homem e uma mulher olhando para a tela de um computador
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Recompensas e reconhecimento

O reconhecimento e as recompensas são meios muito eficazes de incentivar os colaboradores a buscarem o desenvolvimento contínuo, a melhoria nos resultados e a colaboração com os demais membros, times e setores da empresa. Além de premiações, aumentos de salários, bonificações e promoções, o reconhecimento público também é fundamental para aumentar o engajamento do colaborador com a empresa. 

Incentivo ao desenvolvimento de habilidades

Além do reconhecimento pelo alcance de metas e de boas atuações para o alcance dos objetivos do time e da organização, um gerenciamento de desempenho eficiente envolve o incentivo ao colaborador no desenvolvimento de suas habilidades e competências. Afinal, o mundo está em constante mudança e o profissional deve acompanhar e jamais estagnar. 


Incentivar o desenvolvimento de habilidades garante profissionais sempre antenados com as mudanças do mercado, com habilidades e competência que se destacam, tornando-os talentos profissionais. Se de um lado, esse desenvolvimento é ótimo para os profissionais, para a empresa há ainda mais benefícios, pois vão desenvolver talentos que já estão no quadro de colaboradores da empresa e acostumados com a cultura organizacional. 


Esse incentivo pode ser feito através de bonificações por conclusão de cursos, treinamentos e workshops, custeio de cursos profissionalizantes, dentre inúmeras outras oportunidades de aprendizado. 

Usar tecnologia adequada

Em tempos de transformação digital, não podemos deixar a tecnologia de fora do gerenciamento de desempenho. Hoje em dia existem várias ferramentas que facilitam o processo de avaliação contínua de resultados e facilitam todo o processo de análise de desempenho individual e coletivo. Por isso, a organização deve escolher a ferramenta correta, pois só assim é possível realizar uma avaliação de desempenho mais abrangente e precisa

Uma mulher de terno usando um laptop
(Fonte: Freepik/Reprodução)

 A Funill pode te ajudar a escolher as melhores práticas para um gerenciamento de desempenho eficiente

Um gerenciamento de desempenho eficiente e regular é fundamental para o crescimento das organizações e de cada colaborador. É através desse processo que é possível verificar se as metas e objetivos individuais e coletivos estão sendo alcançados ou ainda se os colaboradores, times e setores estão escolhendo os melhores caminhos para atingir estas metas e objetivos. 


Porém, você viu que existem inúmeras práticas que podem ser aplicadas na avaliação de desempenho. E há ainda um enorme leque de outras estratégias que você pode aplicar neste gerenciamento, de acordo com as necessidades e particularidades de cada organização. 


Para descomplicar o gerenciamento de desempenho, você pode contar com a Funill Recursos Humanos. Com atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill possui anos de experiência em práticas que visam analisar os pontos de melhoria, para que cada organização consiga os melhores resultados e o sucesso no mercado. 


Funill - Recursos Humanos

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Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.