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Conquistando Candidatos: A Arte de Contar uma História Cativante em Anúncios de Emprego

22/09/2023 09:20 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Mulher segurando um megafone enquanto aponta para a pessoa que está vendo a tela
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Aprenda a narrar uma história envolvente sobre sua empresa e vaga, aumentando o interesse dos candidatos e sua conexão com a cultura da empresa.


Histórias são poderosas, elas têm o poder de cativar, emocionar e estabelecer conexões profundas - sentimentos que apenas números e gráficos estão longe de conseguir!


Elas transcendem o simples relato de fatos e despertam a curiosidade, fazendo as pessoas pensarem e se importarem com quem e o que foi dito até ali. 


Como recrutador, a sua habilidade de contar uma história envolvente é fundamental para atrair a atenção das pessoas e criar conexões duradouras. É o fio condutor que fará com que elas invistam seu tempo e energia no que você tem a dizer. Por isso, seja o mestre das histórias e conquiste o coração e a mente de quem o ouve. 


Continue a leitura e aprenda a contar uma história que chame a atenção dos melhores candidatos!

Dominando a arte de criar histórias cativantes em anúncios de emprego

Saber contar histórias é um verdadeiro dom. Afinal, é através dessas mesmas narrativas que estabelecemos laços, nos comunicamos e assimilamos nosso entorno. 


Mas, você sabia que esse poder narrativo pode ser aproveitado até mesmo na hora de elaborar um bom anúncio de vaga de emprego? Sim, com um pouquinho de dedicação e criatividade, é possível transformar listas tediosas em empolgantes descrições, atraindo candidatos com informações convincentes e irresistíveis.

O fato é que há uma infinidade de artigos que prometem revelar o segredo para escrever um anúncio cativante. Em todos eles, a verdade é uma só: se você não seguir algumas orientações, não estará criando uma história que chame a atenção de seu público-alvo - nesse caso, um candidato em potencial. 

Anúncios de emprego precisam ir além da mera descrição de uma vaga. Eles devem revelar não apenas as características da empresa, mas também a função que o profissional irá exercer e a equipe a qual ele poderá se juntar. 

Bons anúncios despertam interesse, instigam a curiosidade e aumentam consideravelmente as chances de alguém se candidatar. Isso acontece porque uma boa história tem o poder de mexer com as emoções e alimentar o desejo de pertencer a algo grandioso. 

Assim, escrever um anúncio de emprego pode ser a chave para atrair os candidatos certos e iniciar uma jornada de sucesso. Se você quer aprender como fazer isso, continue a leitura.

Quem é o candidato ideal e como chamar sua atenção?

Várias pessoas em uma foto com uma mão apontada para uma delas, como se fosse selecionada
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

O primeiro passo antes de criar o seu anúncio de emprego, é compreender quem são os candidatos que você deseja, ou seja, qual o perfil procurado. Comece com perguntas como: quais são as ambições, princípios e objetivos? Personalizar sua história para se alinhar aos desejos destas pessoas aumentará a atratividade de seu anúncio. 


Por exemplo, no caso do recrutamento para uma startup tecnológica, frisar  aspectos como potencial de inovação e desafiar as práticas convencionais da indústria pode ser particularmente atrativo para os indivíduos com experiência na área.


Seu anúncio de emprego também precisa ter uma introdução que chame a atenção, assim como um livro interessante. Dica: comece seu parágrafo com uma frase de efeito ou uma pergunta provocativa. 

Compartilhe a cultura da empresa e as histórias de sucesso

Os candidatos querem estar num trabalho onde possam se sentir inspirados, valorizados e parte de um objetivo maior. Aproveite seu anúncio para mostrar a cultura, as crenças e as experiências que diferenciam sua empresa da concorrência - isso humaniza seu negócio e faz com que os concorrentes se sintam pertencentes a ele.


Além disso, histórias de sucesso de funcionários falam muito a respeito do seu processo de contratação. Inclua histórias sucintas de membros atuais da equipe ou até mesmo comentários sobre suas experiências na organização. 


Isso fortalece a validade de suas promessas e fornece aos possíveis funcionários informações sobre as oportunidades de crescimento.

Vale usar recursos visuais e uma boa chamada para atenção (CTA)

"Call to Action"
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Desperte sua imaginação e dê vida ao seu anúncio! Atraia candidatos por meio de imagens e vídeos dinâmicos. Lembre-se de que uma imagem vale mais do que mil palavras - e também dá vitalidade à história narrada pelo seu anúncio.


Conclua a descrição com uma chamada para ação que desperte o entusiasmo entre os potenciais candidatos - quer seja através da inscrição em um hiperlink ou via e-mail. Certifique-se apenas de que o caminho seja claro.

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Escrever anúncios de emprego realmente eficazes requer esforço. Não hesite em experimentar vários recursos para ver qual atrairá mais seu público-alvo. Analise a eficácia de seus anúncios e utilize os resultados para melhorar gradativamente sua estratégia.


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Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

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