Atendimento

Como uma pesquisa de clima organizacional ajuda uma empresa em seus resultados

16/03/2023 07:00 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
consultoria em rh funill
(Fonte: : Freepik/Reprodução)

Neste artigo você entenderá tudo sobre como uma pesquisa de clima organizacional pode ajudar uma empresa a melhorar todos os seus resultados.

As empresas precisam das pessoas para atingir os resultados que se propõem. Mas para que obtenham êxito nesta iniciativa é necessário que essas pessoas estejam em plenas condições de contribuir com o trabalho. Assim é muito importante que exista um diagnóstico preciso sobre a condição dos colaboradores para se fazer a intervenção certa. É o que a pesquisa de clima organizacional proporciona.

Esse é um modelo de diagnóstico que tem resultados precisos, com altíssimas taxas de confiabilidade. Portanto, é uma espécie de estudo sobre o quadro de colaboradores que visa orientar ações para um melhor ambiente de trabalho. Sendo assim, a pesquisa de clima organizacional se mostra como uma ferramenta para tornar a empresa mais eficiente e produtiva.

Conceituação da pesquisa de clima organizacional

Para melhor explicar como uma pesquisa de clima organizacional pode ajudar a sua empresa, primeiramente queremos conceituá-la de maneira mais adequada. Tecnicamente trata-se de um diagnóstico sobre o ambiente de trabalho, com foco principalmente no material humano disponível. Ou seja, tem profunda relação com o setor de recursos humanos da organização.

Portanto, deve ficar claro que esse diagnóstico é o ponto de partida de uma série de intervenções para melhorar o ambiente de trabalho. Logo, percebemos que essa é uma intervenção pontual, mas que se lança sobre diversos setores da empresa. Ou seja, é algo bastante necessário para o bom desempenho da organização.

Os colaboradores estão no centro do diagnóstico

Algo que deve ser ressaltado é que a pesquisa de clima organizacional traz como centro de suas atenções o material humano, isto é, os colaboradores. Isso significa que esse é um procedimento que visa melhorar o ambiente de trabalho em geral. No entanto, isso não se faz (em primeiro momento) modificando estruturas físicas ou adquirindo mais insumos, por exemplo.

O primeiro ponto a ser analisado é como as pessoas estão se sentindo dentro da companhia. Em seguida, caso se constate a necessidade de aperfeiçoar o ambiente físico, isso pode acontecer como desdobramento das ações. Mas o que se deseja é conhecer as dores e angústias dos colaboradores a fim de melhorar as condições para todos.

(Fonte: Freepik/Reprodução)

O que é necessário para fazer a pesquisa

O que relatamos até aqui mostra que para fazer a pesquisa de clima organizacional precisamos criar métodos para analisar o ambiente de trabalho. Isso tende a partir do ponto da análise de casos específicos que tenham acontecido no trabalho e que tenham merecido atenção especial. Citamos, como exemplo, os conflitos.

No entanto, não é algo tão simples como possa parecer. Esse é um processo que exige técnica e capacidade de analisar profundamente as pessoas e os acontecimentos pretéritos  de curto, médio e longo prazo. Portanto, contratar uma empresa para fazê-lo é a melhor alternativa.

Para isso você pode contar com os serviços da FUNILL, uma agência de recrutamento e seleção que presta serviços para empresas de Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia. Possuímos capacidade técnica para proceder à pesquisa de clima organizacional e trazer os melhores resultados para a sua empresa.

Pesquisa de clima organizacional: da teoria à prática

Primeiramente, o empreendedor precisa ter claro em mente o que deseja conseguir. Os objetivos precisam ser os mais claros possível. Em seguida, deverá ser feito o levantamento que tem como base a percepção dos colaboradores em relação à organização. Para isso são utilizados métodos que deem segurança à apuração feita pela equipe. São métodos que analisam a situação como um todo, sobretudo em aspectos psicológicos.

Feito isso vem então o momento de tomar as atitudes necessárias para tornar o ambiente de trabalho mais harmônico e aconchegante. Esses métodos são responsáveis, por exemplo, pela instauração de salas de descanso nos ambientes de trabalho e outras coisas mais. Isso é o que faz a diferença é que a FUNILL tem toda a capacidade de proporcionar para a sua empresa.

Ouvir o colaborador é importante

A organização se destaca das demais quando tem a capacidade de ouvir os seus colaboradores. Isso porque ao dar importância ao que eles têm a dizer, a empresa atinge um nível de excelência tal que inevitavelmente irá ter reflexos positivos.

Sendo assim, ao ser capaz de escutar o colaborador, a empresa tem retorno, pois dessa maneira o ambiente de trabalho será cada vez melhor, com retorno para a companhia de todas as maneiras.

(Fonte: Freepik/Reprodução)

A importância dessa iniciativa

Você já sabe que a pesquisa de clima organizacional tem como objetivo melhorar o ambiente de trabalho. Mas quais são praticamente os efeitos que ela traz para dentro da sua organização? Isso é muito importante, porque mostra claramente de que maneira os seus negócios irão ganhar com essa abordagem.

Abaixo iremos listar para você alguns dos benefícios que você irá atingir se fizer a pesquisa de clima organizacional da maneira certa. Veja agora o que a sua empresa tem a ganhar com essa iniciativa.

  Produtividade: a produtividade é um dos resultados mais sensíveis com a pesquisa de clima organizacional. A produção de cada colaborador aumenta à medida que se sente mais confortável no ambiente de trabalho.

  Prevenção e redução dos conflitos: os conflitos são um problema para a organização porque tendem a prejudicar o andamento dos trabalhos. Mas com a utilização desses mecanismos será possível preveni-los e reduzir a sua incidência;

  Mais contratações de peso para o quadro de colaboradores: à medida que os colaboradores são ouvidos e trabalham mais felizes, é natural que outras pessoas queiram trabalhar na empresa.

  Diagnóstico geral da organização: ao fazer a pesquisa de clima organizacional, a empresa também terá a oportunidade ímpar de conhecer melhor a si mesma. Isso porque os resultados da análise demonstram os pontos fortes e fracos da companhia.

Conte com a FUNILL para ajudar você

A pesquisa de clima organizacional é uma oportunidade de mapear os problemas da companhia e de tomar medidas precisas para resolvê-los. Sendo assim, é importante fazer esse modelo de intervenção.

No entanto, não é fácil fazer essa abordagem na empresa. Portanto, se a sua empresa é de Belo Horizonte (BH), Betim, Contagem, Nova Lima ou Santa Luzia, conte com a gente! A FUNILL pode te ajudar!

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui