Entenda neste artigo a importância de engajar os participantes dos seus processos seletivos de recrutamento e seleção, de modo que todos eles aspirem de forma sincera a se tornarem colaboradores da sua organização!
Para engajar os futuros funcionários desde o início de recrutamento e seleção, é fundamental que a sua empresa invista em um processo seletivo de qualidade. Para isso, pode colaborar aplicar alguns conceitos de Employer Branding para se posicionar de forma mais atraente aos candidatos.
O que é recrutamento e seleção de pessoas?
É um processo que tem como objetivo principal encontrar pessoas qualificadas para ocupar vagas disponíveis em empresas. Assim, o recrutamento e a seleção são etapas distintas que têm como foco atrair e selecionar profissionais.
O processo de recrutamento e seleção de pessoas tem como objetivo principal atrair e selecionar pessoas para posições vagas em uma empresa. Elas são etapas consecutivas e complementares, mas também podem ocorrer de forma concomitante.
O Recrutamento cuida mais da atração de pessoas interessadas em ocupar a vaga. Assim, é responsável por divulgá-la nos canais adequados, de modo que a oferta chame a atenção de candidatos com perfil interessante para a vaga.
Após atrair uma quantidade determinada de candidatos, a empresa pode iniciar o processo de seleção de pessoas. Nesta etapa a triagem ocorre verdadeiramente, então, são empregados diferentes métodos (como entrevistas e dinâmicas de grupo) para encontrar uma pessoa que corresponda à expectativa da função.
O que é Employer Branding?
Esse termo em inglês significa “marca do empregador” e tem se tornado cada vez mais popular no segmento de recursos humanos. Assim, ele resume um conjunto de técnicas que tem a intenção de gerar uma percepção positiva do mercado sobre a sua empresa ser um bom local de trabalho.
O employer branding, portanto, é um direcionamento de comunicação e marketing, que tem como foco se tornar um destaque entre os concorrentes de vagas dentro de um segmento específico. Por isso, colabora com o fortalecimento da imagem da empresa.
Além disso, essa estratégia de branding busca reforçar os pontos positivos de trabalhar em uma organização. Isso ajuda a atrair talentos para seus processos de recrutamento e seleção. Também mantém os seus colaboradores fixos engajados no sentido de se identificarem com o local onde trabalham.
Por que é interessante engajar futuros funcionários durante o processo seletivo?
Porque quanto mais engajado um candidato estiver no processo, mais ele demonstra que tem real interesse em trabalhar na empresa. Além do mais, a atitude demonstra que ele está entusiasmado com a metodologia do processo seletivo.
Pesquisas realizadas na área de empregos indicaram que candidatos que passam por experiências ruins durante o processo de recrutamento aconselhariam outras pessoas a desistir do processo.
Portanto, qualquer erro ou experiência negativa pode afetar a imagem da empresa de forma negativa, ou desmotivar candidatos em potencial de participarem do processo.
Quais são os problemas mais comuns que dificultam o engajamento durante o processo de recrutamento e seleção?
Existem diferentes razões apontadas pelas pessoas para classificarem um processo seletivo como uma experiência ruim ou negativa. Processos de inscrição cansativos são um deles, assim como processos longos ou que levam muito tempo até iniciar a contratação.
Os problemas de comunicação são outra ocorrência comum. Então, a falta de comunicação clara ou uma comunicação unilateral, que parte apenas da empresa, podem causar uma impressão negativa. Outra situação que geralmente desperta incômodo é a falta de feedbacks ao final do processo de recrutamento e seleção.
Como aumentar o engajamento dos candidatos os motiva a se tornarem funcionários da empresa?
Como aumentar o engajamento dos candidatos os motiva a se tornarem funcionários da empresa?
É mais fácil executar técnicas de Employer Branding e acompanhar de perto o engajamento dos candidatos quando pensamos em processos seletivos que envolvem poucas vagas.
Os processos que envolvem recrutamento em alto volume, assim, já são um impedimento natural para um bom desenvolvimento desses fatores.
Tenha em mente que a questão não se trata apenas de contratar as pessoas. Afinal, a maioria dos candidatos em processos seletivos não é selecionada. Contudo, a forma como seu time lidera o recrutamento e seleção pode fazer toda a diferença.
Dessa forma, quanto mais envolvente e agradável for a experiência ao longo do processo seletivo, mais engajado a pessoa que concorre à vaga ficará.
A empresa pode usar isso a seu favor em próximos processos, criando um Banco de Talentos com os melhores participantes. Então, você ainda motiva as pessoas a acreditarem na possibilidade de fazer parte da equipe em algum momento.
Dicas para a sua empresa aumentar o engajamento dos participantes do processo seletivo de recrutamento e seleção
As técnicas de branding ajudam a sua empresa a criar uma estratégia de comunicação e marketing que colabore com a visão de que ela é um ótimo local para trabalhar. Para que isso ocorra de forma efetiva, é essencial que você tenha um cuidado especial com qualquer comunicação e mensagem institucional.
Uma forma interessante de fazer isso é promover, literalmente, a marca da sua empresa ao longo do processo. Por isso, não hesite em distribuir materiais gratuitos sobre a organização, dê acesso a conteúdos que a empresa produziu e detalhe com clareza todas as vantagens e benefícios que a companhia oferece.
Exibir vídeos institucionais, assim como depoimentos de outros colaboradores, também são ótimas estratégias para promover um encantamento dos candidatos com a sua empresa. Acredite: quanto mais a pessoa visualizar que será positivo para ela ir trabalhar naquele
local, mais ela irá se empenhar e dar o seu melhor para ser um futuro funcionário.
Crie processos seletivos envolventes
Uma tendência atual em algumas empresas e startups é realizar processos seletivos com elementos de gamificação. Assim, o participante encara o recrutamento e seleção como uma jornada, onde existem várias etapas diferentes a percorrer.
Mobilize o seu time de Recursos Humanos para desenvolver um processo de recrutamento e seleção bastante personalizado, que saia da mesmice.
Mantenha contato de forma constante
s falhas de comunicação são alguns dos problemas mais comuns relatados por participantes de processos de recrutamento e seleção. É fundamental evitá-los. Por isso, mantenha contato frequente com os participantes que concorrem às vagas.
Atualize-os de forma constante sobre o status do processo seletivo. Além disso, vale configurar respostas automáticas para serem enviadas assim que a pessoa se inscrever, com informações sobre a candidatura, a data de encerramento das inscrições, data da próxima fase e um agradecimento pelo interesse na vaga.
Feedbacks
Esse ponto é fundamental: ofereça feedbacks a todas as pessoas que participarem do processo seletivo de recrutamento e seleção em sua empresa. Isso faz com que as pessoas se sintam reconhecidas pela sua participação.
Da mesma forma, solicite que todos os candidatos ofereçam feedbacks sobre o que acharam do processo. Isso pode oferecer insights valiosos para o desenvolvimento de novas estratégias para a seleção de futuros funcionários.
Conte com a Funill - Recursos Humanos
A Funill oferece consultorias personalizadas para a sua empresa desenvolver processos seletivos de recrutamento e seleção bastante qualificados. Dessa forma, será mais fácil atrair os melhores funcionários para a sua empresa.
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A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.
A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.
Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.