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Como a consultoria comercial junto com RH alavancam sua área de marketing

15/11/2021 10:35 Por Relacionamento

Você anda patinando quando as decisões a serem tomadas em sua empresa envolvem eficiência e atualização de processos comercias e melhor resultado nas vendas?

 

Então está na hora de contratar uma consultoria comercial que tenha um pé no Recursos Humanos -RH para interagir com sua equipe de vendas, a começar pelo marketing.

 

Com as mudanças recorrentes que acontecem em todas as áreas, acentuadas ainda mais com a pandemia, uma Consultoria Comercial aliada ao RH é tudo que você precisa para potencializar os resultados de suas vendas.

Como funciona a Consultoria Comercial?

Uma Consultoria Comercial é desenvolvida por um especialista em vendas e tem como foco detectar os problemas que surgem em um processo de vendas e apontar medidas que gerem um bom resultado.


Como todo processo de vendas de uma boa empresa se inicia pelo Marketing, o consultor comercial foca, antes de tudo, as estratégias criadas pela equipe de marketing para identificar os desejos de sua audiência, gerar valor e criar relacionamentos com seu público alvo.


Indicada para empresas de todos os portes, a consultoria comercial ter um olhar direcionado, que faz com que seja mais assertiva na implementação de soluções que vão ajudá-lo a criar ações de marketing que realmente impulsionem suas vendas.


Quando aliado ao Recursos Humanos – RH, seja ele uma equipe interna ou um consultor de RH, a consultoria comercial reúne conhecimentos mais apurados para desenvolver estratégias junto ao Marketing, pois o RH é capacitado a recrutar, selecionar e contratar profissionais com os perfis desejados, que estejam alinhados à cultura organizacional da empresa.

Como funciona o novo RH?

Atualmente o RH tem um papel menos tradicional e burocrático dentro de uma empresa, com posicionamentos bem diferentes de antigamente, atuando fortemente na gestão e no desenvolvimento das pessoas, o que garante o sucesso da empresa.


Essa transição do RH antigo para o novo RH abre-se a novas experiências, pautadas e direcionadas pelas necessidades da empresa, especialmente no setor de marketing/vendas.


As equipes assumem novas posturas e criam estratégias conjuntas diferenciadas para satisfazer o mercado diante das mudanças ocorridas nos últimos anos.


Para desenvolver os novos projetos com sucesso, o novo RH passa a investir mais em:

  • Pesquisa de clima para melhorar o ambiente de trabalho
  •  Avaliação de desempenho 360º dos colaboradores
  • Detecção, contratação e retenção de talentos
  • Plano de Desenvolvimento Individual (PID)Programa de Integração
  • Socialização organizacional (onboarding) = Integração 
  • Avaliação e orientação (assements)
  • Plano de Cargos & Salários

Olhar comercial para o RH

O sucesso de um negócio depende muito de quem trabalha nele. Daí a necessidade de um RH dinâmico, com estratégias atualizadas para fazer as contratações que necessita, que além de gerar oportunidades ainda estreita o networking, otimizando os resultados de seus negócios.


Só que, se o RH está distante do comercial e não falam a mesma língua, existe aí uma lacuna que impede o deslanche da equipe como um todo.


É preciso estar ciente que o RH só vai entender o perfil do colaborador que o comercial precisa, se tiver conhecimento mais amplo dos problemas encontrados nas áreas de marketing/vendas.


É papel de uma Consultoria Comercial aproximar as duas pontas e sanar por completo esta lacuna, promovendo o diálogo e a união de marketing/vendas/RH, até que falem a mesma língua e assim consigam desenvolver integralmente as estratégias que julgarem necessárias, desde a fase da concepção do produto à entrega ao cliente.

Dinâmica Comercial/RH/Marketing/Vendas

 

  • O consultor comercial detecta as gaps (lacunas) que existem entre marketing e vendas, faz a análise da situação, e cria uma operação especial que é unir as partes. 
  • Chama o RG para perto de marketing/vendas, que explanam o problema, e juntos desenham o perfil que o colaborador precisa ter para melhorar, otimizar e potencializar todo o processo.
  • O RH faz a prospecção de candidatos com o perfil desejado, que estejam alinhados à cultura organizacional da empresa.  
  • Após a seleção, dentro das condições financeiras da empresa, o RH contrata os profissionais aptos ou que têm mais chances de integrar-se a um projeto de marketing/vendas atualizado.
  • Pronto. Está formada uma equipe nova e competente que garantirá a conquista e a fidelidade dos clientes, impactando suas vendas.

Conclusão

Agora que você já tem uma ideia para que serve um consultor comercial, como funciona o novo RH e os departamentos de marketing/vendas, e como eles podem andar juntos para obter o sucesso de sua empresa diante do novo, que tal partir para o prático e contratar um consultor de vendas para impactar seus negócios?


Para agilizar suas decisões, veja AQUI como contratar uma Consultoria Comercial de confiança.


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Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

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