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10 dicas para formar uma equipe de alta performance na sua empresa

23/03/2023 07:00 Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
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(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Neste artigo você entenderá como formar uma equipe com melhor desempenho para atuar na sua empresa. Confira algumas dicas que podem te ajudar, acompanhe.

Com a concorrência de mercado tão intensa, um time de alta performance é uma vantagem competitiva indispensável para qualquer empresa que queira se manter saudável e com chances reais de crescimento.

Quando essa tática envolve todo um time, a sinergia permite que a companhia obtenha retornos incríveis. Consequentemente, a responsabilidade de atingir esse objetivo recai sobre os gestores.

Neste post, você compreenderá um pouco do porquê a busca constante pela alta performance é fundamental e conhecerá os procedimentos necessários para construir um time de excelência, além do auxílio no recrutamento e seleção de seus colaboradores. Confira abaixo!

Elementos estratégicos para a construção de uma equipe de alta performance

Um time de alta performance pode ser crucial para o êxito nas vendas e a lucratividade de um negócio. Conscientes disso, progressivamente mais e mais gestores procuram por opções alternativas e práticas eficazes para intensificar a motivação, a produtividade e sobretudo a satisfação de seus colaboradores.

Para tornar mais fácil o desenvolvimento de táticas precisas, que formem um time de sucesso, aprontamos uma listagem com dez elementos pertinentes que devem ser considerados no planejamento de ações de engajamento, o que permite que os administradores se organizem para se comunicar melhor com seus funcionários e rapidamente consiga motivá-los de forma eficiente.

Veja abaixo os dez elementos indispensáveis para ajudá-lo a obter satisfação de seus colaboradores e possa com isso construir uma equipe de alta performance.

1. Concentre-se na liderança

Assim como explanado acima, manter os colaboradores seguros e motivados é um dos principais desafios do administrador. Você deve liderar pelo exemplo, elaborar iniciativas, definir papéis, incentivar os colaboradores e monitorar ativamente os esforços e retornos das equipes que estão em seu comando.

Este acompanhamento é a base da administração, sendo complementado pela liderança situacional que direciona e ajusta as iniciativas a serem adotadas em função do período que a equipe enfrenta.

2. Diálogo aberto

Preservar uma comunicação direta e aberta com os colaboradores é um dos segredos mais importantes para o êxito dos administradores que lideram equipes de alta performance.

Assim sendo, a porta do responsável pela equipe deve permanecer usualmente aberta para os seus funcionários, permitindo que as atividades não sejam paradas por incertezas comuns e que os retornos não sejam prejudicados ou vistos como falha por falta de direção na execução de distintas atividades.

Além da abertura, a comunicação deve ser efetiva, ou seja, precisa e voltada aos propósitos estratégicos da organização. O conselho é se mostrar conciso e claro para melhorar o diálogo.

3. Precisão para delegar

Entender bem seus empregados – bem como suas atribuições e aptidões – é fundamental para compreender a quem direcionar atividades relevantes para que possam realizá-las da melhor forma possível.

Um ponto fundamental é transmitir segurança nos dados transmitidos para que o time sinta a confiança essencial para produção da demanda. É costumeiro que o responsável precise de um tempo para refletir e moldar sua argumentação, mas isso deve ser feito rapidamente. Uma vez desenvolvida, a estratégia deve ser remetida com precisão.

4. Feedback contínuo

Para se guiar e melhorar aptidões que possam de alguma forma apresentar algum tipo de deficiência, os colaboradores precisam de um feedback contínuo - permitindo assim um desempenho progressivamente melhor.

Esse retorno deve ser imediato e transmitido de maneira construtiva, para não desanimar o time e melhorar gradativamente o fluxo de trabalho. Isso dá à equipe o apoio essencial para melhorar seu desempenho.
(Fonte: Freepik/Reprodução)

5. Engajamento dos colaboradores

Funcionários sem motivação não são produtivos e em diversos casos são os principais culpados do desastre. É fundamental procurar maneiras de garantir o time animado e com vontade de atender as demandas da melhor maneira.

A sinergia, o espaço corporativo e a política de vantagens são vários dos elementos que favorecem significativamente a manutenção da motivação dos colaboradores. Consequentemente, preste atenção a esses detalhes para motivar uma produção de alto desempenho.

6. Uma tática clara

Os objetivos a serem alcançados pelo time devem estar permanentemente bem estabelecidos e apresentados de forma objetiva, garantindo que todos os colaboradores saibam como seguir juntos rumo ao sucesso.

A ambiguidade deve ser substituída por medidas eficientes e diretas. Você precisa conhecer para onde a empresa quer ir, ter metas realistas e fornecer base para atingir esse objetivo.

7. Diversidade

É essencial ter na mesma equipe indivíduos com aptidões e formações diferentes, para poderem se assistir e realizar atividades de forma conjunta, favorecendo ainda mais a sinergia entre os funcionários.

Não apenas distinções físicas, mas também diferenças culturais e de opinião podem ampliar o capital intelectual e garantir raciocínio de muitos ângulos distintos. É uma maneira de enriquecer a reflexão coletiva do negócio.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

8. Gestão em fase delicada

Apesar de a diversidade ser essencial, ela pode gerar diferentes conflitos no âmbito da comunicação, por exemplo, cabendo ao gestor lidar com essa questão, bem comum no mercado de trabalho hoje.

Algum grau de conflito é normal devido a diferenças de opinião. O que não deve ocorrer é passar limites prejudiciais ao clima corporativo da empresa.

9. Encontre uma solução

É fundamental estimular os funcionários a procurar soluções para os diversos desafios que a empresa possui. O administrador deve incentivar e supervisionar esse tipo de iniciativa.

O mais importante em um espaço colaborativo é a resolução do problema. Consequentemente, não culpe as pessoas, mas culpe os procedimentos ou os aparatos. O conselho é não manter o enfoque no problema, mas concentrar-se em sua resolução.

10. Equipe harmônica

A harmonia entre os membros de um time é essencial para o seu adequado funcionamento, permitindo o surgimento de novas ideias sem descurar os propósitos centrais a atingir ou a boa comunicação entre profissionais.

Promover reuniões ou rodas de conversa oportunizam a discussão de projetos que podem ser úteis para aproximar os colaboradores e criar um paraíso mental para potencializar o desenvolvimento de novas ideias.

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